DT: Comunicação Multimídia INTERATIVIDADE NO TELEJORNALISMO BRASILEIRO NA ERA DA CONVERGÊNCIA: UMA ANÁLISE DAS PRINCIPAIS EMISSORAS DA TELEVISÃO ABERTA Igor David Gadelha Miranda (Universidade Federal do Ceará)
ResumoA
televisão completa, em 2011, 61 anos de existência no Brasil. Desde seu
lançamento, muitas modificações aconteceram, as quais acabaram por
refletir um conjunto de transformações na concepção do próprio
telejornalismo. Esses progressos podem ser observados sob dois aspectos:
na forma de apresentação (cenários, estúdios, equipamentos) e no
ambiente da convergência, com a distribuição multiplataforma dos
conteúdos e novas práticas produtivas. Neste segundo ponto, a chegada da
Internet como nova forma de distribuição e consumo de vídeo teve papel
importante, pois foi, sem dúvida, umas das que mais trouxe novidades
para o telejornalismo e para o jornalismo de forma geral. Diante disso, a
proposta deste artigo é analisar como essa convergência de mídias vem
influênciando a interatividade no telejornalismo brasileiro.
Palavras-chave: Telejornalismo, Convergência, Internet, Interatividade |