XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ05.493-2


DT: Comunicação Multimídia

INTERATIVIDADE NO TELEJORNALISMO BRASILEIRO NA ERA DA CONVERGÊNCIA: UMA ANÁLISE DAS PRINCIPAIS EMISSORAS DA TELEVISÃO ABERTA

Igor David Gadelha Miranda (Universidade Federal do Ceará)

Resumo

A televisão completa, em 2011, 61 anos de existência no Brasil. Desde seu lançamento, muitas modificações aconteceram, as quais acabaram por refletir um conjunto de transformações na concepção do próprio telejornalismo. Esses progressos podem ser observados sob dois aspectos: na forma de apresentação (cenários, estúdios, equipamentos) e no ambiente da convergência, com a distribuição multiplataforma dos conteúdos e novas práticas produtivas. Neste segundo ponto, a chegada da Internet como nova forma de distribuição e consumo de vídeo teve papel importante, pois foi, sem dúvida, umas das que mais trouxe novidades para o telejornalismo e para o jornalismo de forma geral. Diante disso, a proposta deste artigo é analisar como essa convergência de mídias vem influênciando a interatividade no telejornalismo brasileiro.


Palavras-chave:  Telejornalismo, Convergência, Internet, Interatividade