XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ05.498-1


DT: Comunicação Multimídia

QUANDO A FICÇÃO SE FAZ REAL: A INTERAÇÃO ENTRE AS TELENOVELAS E OS USUÁRIOS DE INTERNET

Nayana Monteiro Siebra (Universidade Federal do Ceará); Ranniery Melo Barros de Souza (Universidade Federal do Ceará); Roberta Coelho Tavares Aguiar (Universidade Federal do Ceará); José Riverson Araújo Cysne Rios (Universidade Federal do Ceará)

Resumo

A convergência entre as mídias permite que os usos de diferentes tipos de veículos possam servir para um mesmo fim informativo ou de entretenimento. A convergência entre a televisão e a internet, por exemplo, pode ser exemplificada pelos usos de redes sociais como blogs e Twitter na promoção das suas telenovelas, no caso da Rede Globo. Isso promove uma interação maior entre as redes de televisão e seus telespectadores. Este artigo busca fazer uma análise de como se dá esse processo de interação e que impactos o diálogo com elementos ficcionais causam nos telespectadores. Para tanto, será feita a análise do blog Sonhos de Luciana, lançado na época da novela Viver a Vida e dos perfis na rede de microblogs Twitter dos personagens das novelas Tititi e Passione.


Palavras-chave:  Cultura de Convergência, Redes Sociais, Telenovela