DT: Comunicação Multimídia QUANDO A FICÇÃO SE FAZ REAL: A INTERAÇÃO ENTRE AS TELENOVELAS E OS USUÁRIOS DE INTERNET Nayana Monteiro Siebra (Universidade Federal do Ceará); Ranniery Melo Barros de Souza (Universidade Federal do Ceará); Roberta Coelho Tavares Aguiar (Universidade Federal do Ceará); José Riverson Araújo Cysne Rios (Universidade Federal do Ceará)
ResumoA convergência entre as mídias permite que os usos de diferentes tipos de veículos possam servir para um mesmo fim informativo ou de entretenimento. A convergência entre a televisão e a internet, por exemplo, pode ser exemplificada pelos usos de redes sociais como blogs e Twitter na promoção das suas telenovelas, no caso da Rede Globo. Isso promove uma interação maior entre as redes de televisão e seus telespectadores. Este artigo busca fazer uma análise de como se dá esse processo de interação e que impactos o diálogo com elementos ficcionais causam nos telespectadores. Para tanto, será feita a análise do blog Sonhos de Luciana, lançado na época da novela Viver a Vida e dos perfis na rede de microblogs Twitter dos personagens das novelas Tititi e Passione. Palavras-chave: Cultura de Convergência, Redes Sociais, Telenovela |