XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ07.505-1


DT: Comunicação, Espaço e Cidadania

MOVIMENTO MARINA SILVA: TRANSFORMANDO E-LEITORES EM MARKETEIROS

Lidia Raquel Herculano Maia (Instituto de Educacao Superior da Paraiba)

Resumo

A democracia política apresentou nas eleições de 2010 um viés inovador, especialmente através da candidata Marina Silva, que fez intenso uso da internet em seu marketing eleitoral. O presente artigo pretende descrever e analisar a rede social, denominada de Movimento Marina Silva, no tocante às instruções dadas aos e-leitores para realização da campanha eleitoral da candidata e ao consequente engajamento dos mesmos. Para tanto, realizamos uma abordagem qualitativa, sendo o tipo de pesquisa exploratória e bibliográfica. E encerramos com o estudo de caso da rede social Movimento Marina Silva, a partir da análise do Guia de Mobilização do Movimento e dos relatos dos cadastrados na rede. Concluindo que a cibercultura auxiliou para que a campanha da candidata obtivesse êxito em sua proposta de engajamento desses e-leitores.


Palavras-chave:  cibercultura, marketing eleitoral, Movimento Marina Silva