XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ08.524-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

A INDIVIDUALIDADE E A CULTURA DE MASSAS: REVISITANDO O PESSIMISMO E A ESPERANÇA

Hiago Antônio Rocha Silva Santos (Universidade Federal de Alagoas); Willian Lima Melo (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo

O presente trabalho intenta demonstrar como a individualidade se moldou à sociedade. Mais especificamente, quando vários pensadores começaram a notar que essa escassez de individualidade era provocada, pelo avassalador progresso das tecnologias (mass media). A indústria cultural foi, portanto, o foco de estudo dos autores citados no decorrer deste trabalho. Apresentamos teóricos que analisaram essa indústria, forjaram termos e conceitos, com certo tom pessimista de enxergar esse fenômeno. Ao passo que também apresentaremos autores que propuseram uma visão mais conexa em se tratando de como essa indústria cultural nos afeta. Por fim, expressamos nossas conclusões, embasados na matriz teórica utilizada, sobre a cultura de massa e individualidade.


Palavras-chave:  Indústria cultural, Cultura de massa, Individualidade