XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ05.531-1


DT: Comunicação Multimídia

CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA E SOCIABILIDADES: O CASO DA BLOGOSFERA

Vanessa Mota Barros (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo

A internet apresentou à sociedade uma nova possibilidade de relacionar-se e buscar informação. A partir do fenômeno denominado convergência, os meios de comunicação passaram a dialogar entre si, criando plataformas multimídia, que se tornam a cada dia mais interativas, não somente entre si, mas também com relação aos seus expectadores. Esta nova forma de relação entre receptor e emissor faz com que um grande número de pessoas passe a expor suas opiniões que, por sua vez, quando congruentes, tendem a agregar os usuários, criando microrredes de interesses denominadas públicos de nicho. Os blogues são, muitas vezes, pontos de partida para a criação destas redes de conexão que baseiam-se não somente em relações interpessoais, mas essencialmente em troca de informação.


Palavras-chave:  Blogues, Internet, Públicos de nicho, Sociedade em rede