XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT05.565-1


DT: Comunicação Multimídia

PODE UM JOGO LHE FAZER CHORAR? SOBRE A LINGUAGEM NARRATIVA DOS JOGOS ELETRÔNICOS

Rennan Gaião Spínola Ribeiro (Universidade Federal da Paraíba)

Resumo

Um aspecto dos jogos eletrônicos que tem atraído grande interesse acadêmico é o seu potencial para contar histórias com um nível de interatividade nunca antes visto em nenhuma outra mídia. No entanto, apesar dessa clara propriedade, os jogos, em sua maioria, parecem negligenciá-la, orientando seu funcionamento e essência para a ação e o raciocínio lógico. Isto se deve principalmente ao fato de a linguagem narrativa dos games ainda não se encontrar plenamente dominada por aqueles que os desenvolvem. Contudo, um olhar mais atento revela aspectos que devem ser analisados com mais cautela para que se possa ver que, no atual estágio de desenvolvimento tecnológico em que se encontram, os games já são plenamente capazes de contar uma história profunda e complexa com o condão de emocionar pessoas.


Palavras-chave:  imersão, linguagem, narrativa, videogame