DT: Comunicação Multimídia RECEPÇÃO DO JORNALISMO NA INTERNET: UMA LEITURA POSSÍVEL Tatiane Mara Jovino Souza (Universidade Federal do Ceará); José Riverson Rios (Universidade Federal do Ceará)
ResumoA emergência da Internet e, em particular, da cultura da participação, provocou mudanças significativas à sociedade. Indivíduos que antes eram tidos como meros espectadores passivos, agora são encorajados a buscar novas informações e fazer novas conexões em conteúdos dispersos pelo ciberespaço. No caso do jornalismo, quando este se instala na grande rede, a compreensão qualitativa dos processos de recepção no meio digital é deixada de lado em prol da medição quantitativa de audiência. Este artigo visa a identificar as categorias provenientes das teorias da recepção, especialmente da tradição das análises de origem culturalista, de modo a aproximá-las das pesquisas de jornalismo online. Espera-se com isso, mapear e revisar estas categorias, em prol de uma teoria sobre a leitura e a recepção em suporte digital. Palavras-chave: webjornalismo, recepção, estudos culturais |