XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT08.585-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

CENAS MUSICAIS: DO DISCURSO JORNALÍSTICO AO ESTUDO ACADÊMICO

Victor de Almeida Nobre Pires (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

O presente artigo propõe abordar a noção de cena musical como resultado de práticas sociais, econômicas e afetivas de ocupação do espaço urbano. Com essa proposição, os significados das cenas são reconfigurados e suas fronteiras e influências redimensionadas. Ampliando o escopo do universo simbólico-social das cenas, agregando-lhes os aspectos mercadológicos das cadeias produtivas e a materialização das experiências musicais presentes na concepção de circuito cultural, espera-se mostrar não só a vitalidade do conceito de cena para a compreensão da cultura musical contemporânea, bem como a complexa dinâmica de consumo cultural materializada nas cenas musicais. Como ferramenta interpretativa, a ideia de cena deve encorajar, portanto, o exame da interconectividade entre os atores sociais e os espaços culturais das cidades – suas indústrias, suas instituições e suas mídias.


Palavras-chave:  cenas musicais, consumo musical, circuitos culturais