XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT02.613-1


DT: Publicidade e Propaganda

PUBLICIDADE INTERATIVA E RELACIONAMENTO MERCADOLÓGICO NA INTERNET: ESTUDOS DE CASOS DE CAMPANHAS DAS MARCAS NESCAU E RUFFLES

Danielle Vieira da Silva (Universidade Federal da Paraíba); Marcos Antonio Nicolau (Universidade Federal da Paraíba)

Resumo

No contexto atual das culturas midiáticas, a publicidade tem encontrado na internet o ambiente propício a um relacionamento mercadológico que parece se mostrar bastante satisfatório aos consumidores. Trata-se de uma publicidade interativa que permite a participação deles no processo de elaboração de peças e de melhoria nos produtos de duas grandes marcas: Nescau e Ruffles. O objetivo deste artigo, portanto, é demonstrar como se constrói esse relacionamento mercadológico, paralelo a outros tipos de relacionamento, no contexto das mídias digitais interativas. Os estudos de casos aqui analisados expõem a dinâmica de uma nova ordem de relacionamento entre público e marca que se estar por construir em direção à nova ordem instaurada no âmbito da cibercultura.


Palavras-chave:  interatividade, internet, publicidade, relacionamento mercadológico