XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ02.619-1


DT: Publicidade e Propaganda

GÊNERO MASCULINO E SUAS REPRESENTAÇÕES NO DISCURSO PUBLICITÁRIO BRASILEIRO

Flaviano Carvalho de Souza (Universidade Federal da Paraíba)

Resumo

Este trabalho busca analisar as representações do homem contemporâneo, suas características e maneiras de agir em relação à sociedade e a si mesmo, amplificadas no discurso publicitário. As campanhas que compõem o corpus desta pesquisa demonstram a importância deste tema dentro das ciências sociais e humanas, por levantar questões de comportamento e valores frente àquilo que é apresentado nos comerciais televisivos, com a linguagem própria do discurso publicitário. As reflexões apresentadas, nas análises, permitem estudar as formas como masculino/feminino são associados aos valores dos produtos e as ideologias que estão por trás da mensagem publicitária. Essa influência dos comerciais na forma de enxergar o novo homem e a amplitude destas representações chegam a imprimir na sociedade uma nova mentalidade comum.


Palavras-chave:  Publicidade, Discurso, Gênero, Sociedade, Masculino