XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT08.633-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

DE MARGINAL A OFICIAL: A FABRICAÇÃO DO BUMBA-MEU-BOI COMO SÍMBOLO DE IDENTIDADE DO ESTADO DO MARANHÃO

Leticia Conceicao Martins Cardoso (Universidade Federal do Maranhão)

Resumo

Em muitos momentos a esfera política tentou apropriar-se da produção cultural, visando definir uma identidade nacional para o Brasil. O Estado esteve, em geral, à frente desse jogo de disputa, requerendo para si o direito de reconhecer a autêntica identidade nacional. No Maranhão, por muito tempo, o Bumba-meu-boi foi marginalizado no cenário cultural e hoje é divulgado como produto turístico e símbolo maior da cultura pelo Governo do Estado. Este processo é atribuído a José Sarney, no fim dos anos 60 e aperfeiçoado por Roseana Sarney, nos anos 90, segundo os discursos dos agentes culturais e midiáticos. Neste artigo, analisa-se como se deu a conversão do Bumba-meu-boi em símbolo de identidade do estado, a partir dos discursos dos agentes em relação.


Palavras-chave:  Identidade, Política cultural, Bumba-meu-boi, Maranhão, Sarney