XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ02.697-1


DT: Publicidade e Propaganda

PUBLICIDADE, CONSUMO E COMPORTAMENTO INFANTIL.

Livia Oliveira dos Santos (Universidade Federal do Ceará)

Resumo

O crescimento do consumo por parte das crianças e a influência da publicidade no desenvolvimento infantil são assuntos muito comentados tanto pelos pais como por psicólogos, sociólogos e educadores. Mudanças no comportamento das crianças, como práticas consumistas que surgem precocemente e outras consequências, começam a por em discussão regras e leis que limitam o contato de anúncios publicitários dirigidos a crianças, com o intuito de “protegê-las” da publicidade em excesso. O presente artigo se organiza de forma a entender como a publicidade agrava o comportamento consumista das crianças, e quais as consequências do “bombardeio” publicitário e do consumo infantil excessivo. Também se propões a analisar as estratégias dos anúncios que trabalham com o objetivo de persuadir e seduzir o público infantil.


Palavras-chave:  Publicidade, Consumo, Comportamento, Estratégia, Criança