XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT06.735-1


DT: Interfaces Comunicacionais

UM MUNDO DE NOVAS TECNOLOGIAS, UMA ESCOLA DE QUADRO E GIZ? NOVOS SUJEITOS, NOVAS LINGUAGENS E VELHOS CENÁRIOS

Wagner da Costa Silva (Universidade Federal Fluminense)

Resumo

O avanço dos meios de comunicação é uma realidade irreversível em nossa sociedade. No Brasil, onde políticas efetivas para aproximar os campos da Comunicação e da Educação ainda não foram formuladas, as tramas tecidas entre as duas áreas não criaram raízes. Contudo, iniciativas isoladas são desenvolvidas e conquistam resultados expressivos, fazendo com que alunos que se sentem estranhos ao ambiente escolar, pautado no paradigma hegemônico de troca de saber, voltem a se encantar com a escola. Neste texto, trazemos vozes de estudantes do Projeto Poronga, programa de correção de fluxo desenvolvido no estado Acre, que usa como principal recurso teleaulas da Fundação Roberto Marinho. Depois de anos fora da sala de aula, os alunos dizem ser o uso da televisão um dos pontos mais positivos do programa que tem modificado os índices da educação acreana.


Palavras-chave:  Projeto Poronga, Telecurso 2000, televisão