XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ01.754-1


DT: Jornalismo

A QUALIDADE DA COBERTURA POLÍTICA NO JORNALISMO PERNAMBUCANO (JORNAL DO COMMERCIO): O DESAFIO DA LEGITIMAÇÃO SOCIAL

André Arraes de Alencar Valença (Universidade Federal de Pernambuco); Heitor Costa Lima da Rocha (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Apesar de, nos últimos 30, 40 anos, outras áreas do jornalismo terem se hipertrofiado e ganhado mais importância, a cobertura política continua sendo considerada talvez a mais importante seção de um jornal impresso. Durante o período eleitoral, há um aumento de interesse na área. O presente trabalho é um estudo da cobertura feita pelo Jornal do Commercio (JC) dos dois últimos meses de campanha do primeiro turno das eleições estaduais e presidenciais de 2010. A pesquisa revelou que, muitas vezes, o JC deixou de lado certos preceitos essenciais para a construção de notícias que prezem uma discussão política verdadeiramente controversa.


Palavras-chave:  jornalismo, política, eleição, pernambuco, legitimação