XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT08.900-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

AS DIMENSÕES CULTURAIS DO CONSUMO NA COMUNICAÇÃO E NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Maria Clara Sidou Monteiro (Universidade Federal do Ceará)

Resumo

A chamada cultura do consumo está presente nas discussões sobre comunicação e publicidade, levantando questões sobre a influência do consumo na sociedade. A partir da percepção dos estudos feitos sobre o ato de consumir, deve-se fazer uma análise sobre como o indivíduo está inserido no consumo e como a compra de produtos e ideias está dentro do sujeito, modificando seus comportamentos e gerando necessidades. O consumo passa a ser visto além da lógica mercadológica para englobar aspectos sobre a identidade e bens simbólicos inseridos no produto. O objetivo deste presente estudo é fazer uma explanação sobre o que seria o consumo e quais suas implicações a partir do indivíduo para o coletivo, além de questionar o papel da comunicação como divulgadora da lógica do consumo.


Palavras-chave:  Cultura, Identidade, Publicidade, Consumo, Comunicação