XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ06.934-1


DT: Interfaces Comunicacionais

A DESINFORMAÇÃO E O AFASTAMENTO DO ELEITORADO FEMININO SOBRE OS ASSUNTOS POLÍTICOS DE REPERCUSSÃO NACIONAL

Eliane de Almeida Maranhão Carneiro (Universidade Católica de Pernambuco)

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o entendimento e a participação das mulheres, 51% do eleitorado do País, em relação às questões políticas nacionais abordadas amplamente pela mídia. Além de levantar as causas do desinteresse ou aversão feminina pelo tema. Após pesquisar os principais fatos políticos ocorridos entre os anos de 2006 a 2009, selecionaram-se vinte assuntos e a partir de entrevistas e questionários com 25 mulheres, observaram-se quais os mais lembrados por essas eleitoras. A realização do trabalho foi baseada nas teorias do gatekeeper, do newsmaking e do agendamento e no pensamento do estudioso televisivo Pierre Bourdieu, e do jornalista Perseu Abramo, que identificou padrões de manipulação na imprensa. Uma das conclusões aponta para um esquecimento significante dos acontecimentos recentes da história política nacional.


Palavras-chave:  mulher, política, memória, eleição