XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT02.960-1


DT: Publicidade e Propaganda

A INFLUÊNCIA DA MARCA REGIONAL NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR NO PONTO DE VENDA: UM ESTUDO NO SEGMENTO DE ÁGUA SANITÁRIA

Leatrice Ferraz Maacário (Faculdade de Tecnologia E Ciências)

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a relevância da marca regional como fator decisório para a compra de produtos de limpeza, especificamente a água sanitária. A pesquisa foi realizada em Vitória da Conquista, na Bahia e constatou que, além da força da marca, os consumidores reconhecem nos produtos regionais a qualidade das marcas nacionais a um preço menor. Passam a ter, portanto, apego pelas marcas regionais, exprimindo delas valores simbólicos, que tornam-se diferenciais competitivos. Após essa pesquisa, pôde-se concluir que a competitividade do mercado atual faz com que as empresas invistam cada vez mais na qualidade dos seus produtos, pratiquem preços competitivos e invistam no fortalecimento de sua marca, especialmente através das estratégias de comunicação mercadológica.


Palavras-chave:  Comportamento do Consumidor, Marketing, Merchandising, Regionalismo