XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:DT05.997-1


DT: Comunicação Multimídia

BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO: COMO CONSUMIDORES RACIONAIS E EMOCIONAIS LIDAM COM A SOBRECARGA DE INFORMAÇÕES

Rafael Lucian (Faculdade Boa Viagem); Janaina de Holanda Costa Calazans (Faculdade Boa Viagem); Heitor Gomes Pina (Faculdade Boa Viagem); Gêsa Karla Maia Cavalcanti (Faculdade Boa Viagem); Maria Giselda da Costa Vilaça (Faculdade Boa Viajem)

Resumo

A sobrecarga de informações é definida como o efeito negativo causado pelo excesso de informações. Os consumidores, porém, não devem ser homogeneizados, eles na verdade devem ser entendidos e estudados como pertencentes a grupos com características particulares. Neste artigo os indivíduos foram divididos em racionais e emocionais. Sendo assim o objetivo deste artigo é investigar de que forma o comportamento racional e emocional se relacionam com a resposta de confusão gerada em ambientes de compra sobrecarregados de informações. Foi conduzida uma pesquisa descritiva instrumentada através de um survey com 689 respondentes.. Concluiu-se que há diferença entre os grupos no relativo a resposta de confusão quando na SI. Os consumidores racionais têm uma maior tendência a se sentirem confusos do que os compradores emocionais (intuitivos).


Palavras-chave:  Barreiras de Comunicação, Sobrecarga de Informação, Compra Racional e emocional