XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ02.1038-1


DT: Publicidade e Propaganda

PHILIP KOTLER E MARCOS COBRA: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS NA TEORIA DE MARKETING

Elaine Mesquita de Oliveira (Universidade Federal de Sergipe)

Resumo

O presente artigo tem como objetivo buscar elaborar um estudo comparativo entre os autores Philip Kotler e Marcos Cobra que abordam as teorias do Marketing em suas obras. A importância da reflexão teórica foi perceber, em alguns capítulos de uma obra de cada autor, abordando, onde foram encontradas as principais dessemelhanças. Como metodologia, utilizamos basicamente a pesquisa bibliográfica com um corpus de estudo constituído por uma única obra de cada autor, dada a quantidade de livros publicados por eles. Como resultado, observamos que, para os dois autores, marketing é uma via de mão dupla entre o mercado e as organizações e que este não cria necessidades, mas as identifica, para que possam ser satisfeitas, com soluções adequadas.


Palavras-chave:  Philip Kotler, Marcos Cobra, Teoria de Marketing