XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ03.1066-1


DT: Relações Públicas e Comunicação Organizacional

INVESTIMENTO E VISIBILIDADE: A RELAÇÃO DO BNB COM A CULTURA E O RETORNO DE IMAGEM

Wenner Tito Silva Bandeira (Universidade Federal do Piauí); Nayene Martins Monteles (Universidade Federal do Piauí)

Resumo

Este artigo discute o processo de visibilidade empresarial a partir dos investimentos realizados pelas empresas no mercado cultural. O objeto de estudo escolhido foi o Banco do Nordeste do Brasil, empresa que apóia várias manifestações culturais nas regiões em que atua, mantendo, inclusive, centros e espaços culturais em várias cidades do nordeste brasileiro. O referencial teórico que serviu como base para o processo analítico posterior foram os conceitos de comunicação corporativa e marketing cultural. A metodologia adotada foi a Auditoria de Imagem na Mídia, realizada a partir do acompanhamento da visibilidade dos releases postados na sala de imprensa do Banco e que repercutiram no espaço midiático, sobretudo, em sites, blogs especializados e jornais de referência em todo o país.


Palavras-chave:  Banco do Nordeste, Comunicação, Marketing Cultural