XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ01.1073-1


DT: Jornalismo

SACOLAS RETORNÁVEIS: UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING

Karina Garcia Santos Cruz (Universidade Federal de Sergipe); Samara Menezes (Universidade Federal de Sergipe); Adriana da Rosa (Universidade Federal de Sergipe); Raquel Carriço (Universidade Federal de Sergipe)

Resumo

O presente trabalho objetiva realizar um estudo exploratório acerca do movimento das sacolas retornáveis, tido como um movimento em prol da preservação ambiental frente à problemática da larga utilização das sacolas plásticas, estas últimas vistas anteriormente como sinônimo de progresso comercial. O trabalho em questão teve também o propósito de buscar alguns casos de empresas que apostaram nas sacolas retornáveis como um negócio lucrativo, dentro de uma perspectiva de sustentabilidade e responsabilidade social. Além disso, o estudo ilustrou como a questão ambiental surge como uma nova orientação para o marketing, um mercado que vem sendo explorado e que consumidores passam a valorizar produtos que beneficiam e preservam os recursos naturais.


Palavras-chave:  marketing, preservação, sacolas retornáveis