XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ04.1075-1


DT: Comunicação Audiovisual

A HIBRIDIZAÇÃO DOS GÊNEROS MIDIÁTICOS: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA NA CONTEMPORANEIDADE

Vanessa Kalindra Labre de Oliveira (Universidade Federal da Bahia)

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo discorrer sobre o conceito de gênero cinematográfico e a atual tendência à hibridização dos produtos midiáticos na contemporaneidade. Trata-se, pois, de pensar este conceito como uma prática de comunicabilidade que, dialogando produção e recepção, é construída e compreendida segundo as práticas culturais, o que implica evidenciar sua relação com o contexto no qual se insere, afirmando, assim, seu caráter dinâmico.

Os gêneros afirmam as expectativas da audiência e o processo de reconhecimento para com seus códigos e convenções. Essa construção, no âmbito da produção cinematográfica - que teve como referencial primário a indústria hollywoodiana - tem se apresentado, no entanto, cada vez mais híbrida, problematizando o deslocamento entre suas fronteiras, de modo a compor um novo cenário na produção audiovisual.



Palavras-chave:  Cinema, Comunicação, Gênero