XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste
ResumoID:IJ01.1081-1


DT: Jornalismo

SENSACIONALISMO VERSUS INTERESSE PÚBLICO

Mayara Sousa Ferreira (Universidade Estadual do Piauí)

Resumo

Dia a dia, leitores, ouvintes e telespectadores se deparam com uma gama de notícias sensacionais construídas a partir de um discurso midiático de espetáculo e terror. Enquanto isso, a consciência ética do jornalismo e de seus profissionais na apuração, produção, edição e publicação dessas notícias compete com a ideologia das "maiores vendas" ou "maiores audiências". Acontecimentos sensacionalistas são explorados a todo instante pelos meios de comunicação de massa como sendo de interesse público. Assim, o presente trabalho discute o tratamento que a mídia dá às matérias do gênero trágico. Constatamos que o jornalismo se adéqua ao mercado e é por isso que sensacionalismo e interesse público versam tão próximos. 


Palavras-chave:  Ética, Interesse público, Sensacionalismo, Valor-notícia