
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Recife - PE – 14 a 16/06/2012 

 

1 
 

 

Imprensa Alternativa no Brasil: o caso do jornal Opinião
1
 

 

Roberta Kelly de Souza BRITO
2
 

Naiana Rodrigues da SILVA
3
 

Universidade Federal do Ceará, Fortaleza CE 

 

RESUMO 

 

Este artigo propõe-se a discutir o papel da imprensa alternativa no Brasil, a partir do 

estudo da história do jornal Opinião, semanário produzido na década de 70, no contexto 

da ditadura militar. A avaliação do jornal é feita em cima dos aspectos gráfico-

editoriais, dos problemas enfrentados com a censura e da administração conflituosa 

entre um empresário, Fernando Gasparian, e um jornalista de esquerda, Raimundo 

Pereira. 

 

PALAVRAS-CHAVE: Imprensa alternativa; Opinião; ditadura militar; censura. 

 

Introdução 

 

A história da imprensa brasileira foi oficialmente iniciada em 1808, a partir da 

publicação do alternativo Correio Braziliense. Produzido em Londres pelo redator 

Hipólito José da Costa, o jornal discutia a má condução política e o autoritarismo dos 

portugueses na colônia brasileira, o que, de certa forma, contribuiu para o alcance da 

independência da Nação, apesar de não ter sido este o objetivo de Hipólito, que 

almejava apenas um tratamento mais justo para o Brasil. 

Durante o Império, os alternativos também estiveram presentes. O mais 

significativo foi o Jornal dos Tipógrafos, fundado em 1858 pela categoria, depois da 

primeira greve do Brasil. Na Primeira República, ficaram famosos A Manhã, do Partido 

Comunista do Brasil e A Manha, do Barão de Itararé, uma paródia do primeiro. Última 

Hora, criado por Samuel Wainer, no segundo governo de Vargas, seria o alternativo de 

maior sucesso de público na história. O jornal se propunha a contrapor a imprensa 

conservadora, que queria a deposição do presidente. Porém, seu caráter nacionalista e 

sua relação ideológica com os grandes grupos financeiros (capitalistas) e com as 

                                                           
1 Trabalho apresentado no DT 1 – Jornalismo do XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste 

realizado de 14 a 16 de junho de 2012. 
2 Estudante de Graduação do 3° semestre do Curso de Jornalismo da UFC, e-mail: bertasouza.cs@gmail.com 
3 Orientadora do trabalho. Professora de Jornalismo da UFC, e-mail: naianarodrigues@gmail.com 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Recife - PE – 14 a 16/06/2012 

 

2 
 

tradicionais oligarquias agrárias do país colocaram em contradição sua posição 

alternativa, a partir de um conceito inverso sobre tal condição de produção. (MARTINS; 

LUCA, 2008) 

Entre 1964 e 1980, período em que o Brasil viveu a ditadura militar, nasceram e 

morreram cerca de 150 periódicos caracterizados por uma oposição intransigente a esse 

regime. Cada um contribuiu sistematicamente para o desenrolar da história nacional do 

ponto de vista político, social e cultural. Segundo Barbalho (2000, p. 29), 

“Compreender as especificidades do fenômeno na década de 70 e traçar sua história, é 

perceber naquele momento, entre outras questões, que a intelectualidade e os artistas 

viviam num imenso contato entre gerações”. 

O caso específico do Jornal Opinião, considerado por Kucinski (1991) o 

semanário mais influente de toda a imprensa alternativa dos anos 70, chama atenção 

pela sua administração contraditória, balanceada por representantes da burguesia 

nacional e por jornalistas resistentes ao sistema vigente. É nesse sentido que se busca 

aprofundar os estudos em torno do papel desempenhado por ele enquanto instrumento 

de oposição ao regime ditatorial brasileiro, destacando desde os aspectos gráficos até a 

linha editorial que o jornal seguia, do apogeu à crise que o levaria ao fim. 

 

A Imprensa Alternativa na década de 70 

 

Os anos 70 constituíram uma etapa marcante para a imprensa brasileira, 

considerando o contexto político repressivo a que o país estava submetido por meio da 

ditadura militar. Iniciada sob o impacto do AI-5, decreto apoiado pelo governo Médici, 

a década de 70 se caracterizou pelo ápice do autoritarismo, aplicado numa intensa 

censura aos meios de comunicação e nas formas perversas de repressão realizadas pela 

OBAN (Operação Bandeirantes) e pelo DOI-CODI (Departamento de Operações de 

Defesa Interna). Do ponto de vista econômico, o Brasil vivia a farsa do “milagre 

econômico”, sustentado pela exploração da classe trabalhadora. A fragilidade da 

economia, no entanto, seria percebida ainda em 1973, com a crise capitalista do 

petróleo. (BARBALHO, 2000) 

Foi nesse contexto que surgiram diversos pólos de resistência social, que 

encontraram na chamada imprensa alternativa, de leitor, independente, underground ou 

nanica, a coragem para condenar o regime político em que viviam. Segundo Chinem 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Recife - PE – 14 a 16/06/2012 

 

3 
 

(1995), o termo nanica foi criado a partir de observações do escritor João Antônio em 

uma crônica n’O Pasquim
4
. Para ele, os grandes jornais estavam querendo imitar os 

nanicos, de formato tabloide. Kucinski (1991) atribuiu o outro termo a Alberto Dines, 

que aproveitando uma ideia norte-americana, resultante do movimento contracultural 

dos anos 60, lançou a expressão que viria a se consagrar como imprensa alternativa. 

Para Kucinski (1991, p. 13), 

 

(...) o radical de alternativa contém quatro significados essenciais 

dessa imprensa: o de algo que não está ligado a políticas dominantes; 

o de uma opção entre duas coisas reciprocamente excludentes; o de 

uma única saída para uma situação difícil e, finalmente, o do desejo 

das gerações dos anos 60 e 70, de protagonizar as transformações 

sociais que pregavam. 

 

Enquanto a chamada grande imprensa tomava o rumo da monopolização, 

beneficiada pelo capital nacional e internacional e fortalecida pelo regime político 

vigente, a imprensa alternativa criticava os preceitos antinacionais, antipopulares, 

antirreformistas e não democráticos e se opunha ao monopólio econômico estabelecido 

a partir da ditadura.  

Apesar de todas as limitações, dentre as quais se destacam a censura prévia, as 

dificuldades econômicas, a falta de publicidade e todos os tipos de pressões, “a 

verdadeira tarefa de comunicar e relacionar os acontecimentos ocorridos nos círculos de 

poder, no interior da sociedade civil e entre os movimentos populares coube, 

efetivamente, à imprensa alternativa e popular”. (FESTA, 1986, p. 16) 

 

Nasce o jornal Opinião 

 

O semanário Opinião surgiu em outubro de 1972, no apogeu do regime 

autoritário, sendo bancado pelo empresário Fernando Gasparian e produzido por 

jornalistas profissionais, dentre os quais merece destaque Raimundo Rodrigues Pereira. 

Protagonizado por intelectuais e secretamente instruído pelo Comitê Central da Ação 

Popular (AP), Opinião trazia a proposta de um jornalismo crítico e analítico que viria a 

se chocar diretamente com a censura ideológica imposta pelo Estado.  

                                                           
4 Semanário brasileiro editado entre 26 de junho de 1969 e 11 de novembro de 1991. É reconhecido pelo humor e 

irreverência na crítica ao regime militar. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Recife - PE – 14 a 16/06/2012 

 

4 
 

Raimundo Pereira considerava que, em 1972, não havia mais espaço para o 

jornalismo crítico praticado por ele e, apesar de seu prestígio profissional com base em 

atuações em Amanhã, Folha da Tarde, Realidade e Revista Veja, o jornalista dizia estar 

no limite de sua carreira. Até que ele recebeu o convite do empresário Fernando 

Gasparian, auto-exilado em Oxford, na Inglaterra, para criar um semanário de oposição, 

por indicação de Bernardo Kucinski, que, na, época também se encontrava em exílio 

voluntário, em Londres. 

Gasparian era dono de uma dúzia de grandes empresas e tinha uma pequena 

experiência com jornalismo estudantil. Vivia intensamente a política, ao mesmo tempo 

em que demonstrava admiração e inveja pelos intelectuais notáveis, como Fernando 

Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil (1995-2003), e Fernando Pedreira, editor 

d’O Estado de São Paulo, com os quais havia estudado no colegial. 

Durante o governo de João Goulart, Gasparian atuou como articulador e porta-

voz da burguesia nacional
5
, afastada do poder pelo golpe de 1964. Destituído dos cargos 

públicos e diante da destruição do setor da burguesia do qual fazia parte, o empresário 

optou pelo exílio, ficando durante três anos em Oxford. A morte do colega Rubens 

Paiva, no contexto de repressão do regime militar, inspirou Gasparian a lançar um jornal 

de oposição no Brasil, aglutinando intelectuais nacionais e do exterior, com o objetivo 

claro de defender amigos mortos e exilados naquele período. Conforme Kucinski (1991, 

p. 251), “entre os motivos de Gasparian para propor o projeto Opinião, estava 

justamente o desejo, consciente, de desempenhar um novo papel social, de não ser mais 

o representante da burguesia nacional”.  

Depois de fazer avaliações do perfil do empresário que teria como patrão, o 

jornalista de esquerda Raimundo Pereira confirmou a aliança proposta, dando início a 

um jornal que deveria ter um caráter frentista, de acordo com as ideias de Gasparian e 

da AP, único partido político que teve conhecimento prévio do projeto. 

 

Ambiguidades do projeto 

 

O projeto apresentado por Raimundo Pereira era inspirado no semanário inglês 

The Guardian Weekly, uma seleção semanal impressa em papel bíblia de artigos do The 

Guardian, Le Monde e The New York Times, que contrastava diretamente com as 

                                                           
5 Grupo reduzido de empresários dos setores têxtil, metalúrgico e mineral aliados ao governo populista de João 

Goulart. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Recife - PE – 14 a 16/06/2012 

 

5 
 

revistas semanais norte-americanas inspiradoras da Veja. Para ele, o ideal seria um 

espaço com pouco lugar para intelectuais não-jornalistas. Gasparian, por sua vez, 

pensava num veículo de ideias e debates intelectuais, inspirado no semanário inglês The 

New Statesman. 

A contribuição de jornais famosos do mundo ocidental provocaria longas 

discussões na comissão executiva do Comitê Central da AP, que temia uma jogada da 

social-democracia europeia. No entanto, a partir da apresentação de um relatório 

detalhado, a AP, nessa época, já unificada ao PCdoB, resolveu apoiar o projeto. Essa 

relação do jornal com AP-PCdoB constituiu-se secretamente, e foi de encontro aos 

princípios da imprensa alternativa da época. 

Opinião procurava driblar a censura e o aparelho repressivo, apoiado pelos 

jornais internacionais, visto que qualquer violência praticada contra o jornal teria 

repercussões no exterior. Como precaução adicional, escreviam e eram entrevistados, 

nas primeiras edições, nomes de prestígio internacional, tais como Robert Kennedy e 

Celso Furtado. 

O resultado das discussões entre Raimundo Pereira e Gasparian foi um jornal 

condensado e divido entre as duas opiniões. Raimundo destacaria em uma entrevista
6
: 

 
Ele (Gasparian) queria um jornal de intelectuais e nós queríamos um 

jornal de jornalistas. Tivemos a competência de fazer o jornal, de dar 

conta da tarefa, mas o importante mesmo eram os intelectuais, os 

grandes nomes que foram trazidos por Fernando Gasparian. Nós, os 

jornalistas, só ficamos importantes quando a censura começou a cortar 

tudo, após o número 23. Aí não havia mais os grandes nomes...  

(KUCINSKI, 1991, p. 255) 
                                                                                                                      

 

A questão da propriedade do jornal também seria motivo de divergências, tendo 

em vista a rejeição de Gasparian à participação dos jornalistas como sócios. Raimundo 

tentou várias vezes viabilizar o projeto, mas não conseguiu. Dessa forma, Gasparian 

identificava-se aos poucos com os grandes proprietários da imprensa, exceto pelo fato 

de não pagar os salários do mercado, o que também traria conflitos posteriores. 

 

As características gráfico-editoriais 

 

                                                           
6 Entrevista Raimundo Pereira, 5/6/1990 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Recife - PE – 14 a 16/06/2012 

 

6 
 

A primeira edição do Opinião chegou às bancas no dia 23 de outubro de 1972. 

Fernando Gasparian acreditava que estava lançando um jornal que iria durar cem anos, 

sendo este, depois de um investimento inicial, autossustentável por meio das vendas em 

bancas. Ciro Marcondes Filho, ao se referir às publicações alternativas, destaca que “é 

no interior do seu público, num trabalho específico com esse público que se pode 

levantar o capital para o seu funcionamento”. (MARCONDES FILHO, 1989, p. 143 

apud BARBALHO, 2000, p. 33). No entanto, o ideal de Gasparian era bastante utópico 

para a realidade em que estava inserido. 

Do ponto de vista gráfico, o projeto previa uma impressão um pouco melhor do 

que O Pasquim, com 24 páginas tabloides, uma diagramação elegante, ilustrado por 

desenhos e não por fotografias. Os idealizadores pretendiam resgatar os traços do 

caricaturista e do chargista, produzindo um jornal de leitura fácil e grafismo crítico. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Elaborado por Elifas Andreatto, o projeto gráfico privilegiava a caricatura forte, 

de conteúdo grotesco, mas em traços finos e elegantes. Apesar de inovadora, tal 

característica distintiva trazia grandes riscos ao jornal, em virtude da proibição da crítica 

Capas do Jornal Opinião 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Recife - PE – 14 a 16/06/2012 

 

7 
 

personalizada aos superiores hierárquicos pelo regime militar. Em 1975, Opinião seria 

proibido de publicar qualquer caricatura, por mais inofensiva que fosse. 

Com relação à linha editorial, crítica desde o início, Raimundo Pereira defendia 

a não politização, desvinculando o jornal de grupos, movimentos políticos ou igrejinhas. 

A notícia precisava ser relacionada com outros fatos e interpretada de modo que 

pudessem ser percebidos todos os interesses presentes na política, na economia, no 

comportamento social e na cultura da época. 

 

“Opinião funcionou como um canal de comunicação entre intelectuais 

e jornalistas perseguidos pelo regime militar e seu público, 

devolvendo o direito de expressão aos pesquisadores e pensadores 

expurgados das universidades. [O jornal] apresentava protagonistas 

sociais e cenários até então desconhecidos do grande público, através 

das seções “Cena brasileira” e “Gente brasileira”. Antecipou-se aos 

jornais diários na defesa do consumidor e do meio-ambiente. 

Provocou uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre abusos na 

comercialização de medicamentos e projetou, em termos nacionais, 

críticos, escritores e ensaístas”. (CHINEM, 1995, p. 58-59) 
 

 

Às vezes, eram feitas críticas à sisudez do jornal, à baixa qualidade do papel e à 

excessiva ênfase em economia, valorizando sempre a visão europeia e norte-americana 

dos conflitos mundiais, característica adquirida de forma estratégica diante da carência 

de recursos para coberturas nacionais. No entanto, os defeitos foram considerados bem 

menores diante dos méritos do jornal. “Opinião derrubou o preconceito do jornalista 

convencional em relação à imprensa alternativa, vista, até então, como artesanal e 

dogmática”. (KUCINSKI, 1991, P. 261). Assim, as vendas superaram as expectativas, 

chegando ao número de 30 mil exemplares em um dia. 

 

AI-5: a imposição da censura 

 

Com base no Ato Institucional nº. 5, editado em 13 de dezembro de 1968, tudo 

era proibido. Termos como “eleição”, “pleito”, “chapa de oposição” e “dar o resultado 

nas urnas” eram imediatamente rejeitados pelos militares, independente do contexto em 

que estavam inseridos. Nem mesmo noticiários sobre a eleição de novos clubes de 

futebol ou diretorias de Escolas de Samba passavam despercebidos. 

As ordens chegavam por telefone ou mesmo pessoalmente através da atuação de 

agentes civis ou militares, ou ainda, por meio de grupos de oficiais fardados e armados 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Recife - PE – 14 a 16/06/2012 

 

8 
 

com metralhadoras, como aconteceu com o jornal O Estado de S. Paulo. De acordo com 

Brant, “não houve semana, mesmo nos períodos da mais dura repressão, em que o 

regime não fosse alvo de alguma manifestação de repúdio. Basta ver a própria lista das 

proibições de notícias enviadas aos órgãos de comunicação pela censura federal” 

(BRANT apud FESTA, 1986, p.13). 

Opinião, antes mesmo de ser lançado, já trazia preocupações aos militares. 

Fernando Gasparian foi chamado pela Polícia Federal, no Rio de Janeiro, e alertado pelo 

major Braga a fim de evitar problemas. Assim, o princípio adotado por Raimundo 

Pereira e Gasparian foi o de rejeitar procedimentos de autocensura, optando por editar o 

jornal cuidadosamente, não dando destaque a matérias delicadas e evitando linguagem 

chula. Essas características revelam, nas primeiras edições do Opinião, a duplicidade 

em que se vivia, tendo em vista que o limite ao projeto de jornalismo crítico 

aproximava-o de alguns veículos da grande imprensa complacente. 

À medida que crescia o prestígio do jornal, as pressões aumentavam. Segundo 

Kucinski (1991, p. 262), “a censura era objetivamente necessária ao regime militar, um 

instrumento normal de ação no conceito de guerra subversiva, que considera o campo 

do jornalismo como área preferencial de penetração do inimigo interno”. Finalmente, no 

dia 10 de abril de 1973, o sistema de censura prévia é alterado e, ao invés da censura na 

redação durante os três dias de fechamento, o jornal deveria submeter todos os originais 

até às 10 horas da noite na sede da Polícia Federal, para a devolução no dia seguinte. 

Além da censura realizada pelo regime militar, Opinião sofria ainda com a 

censura interna, atribuída por colaboradores e correspondentes ao editor do jornal. Paulo 

Francis e Júlio César Montenegro seriam os primeiros a denunciar a postura autoritária 

– e considerada ditatorial por Montenegro – de Raimundo Pereira. 

Com a imposição da censura prévia a partir da edição número 9, que sairia na 

primeira semana de janeiro de 1973, o sentimento de missão a cumprir através de um 

jornalismo engajado na resistência ao regime autoritário, tomou conta dos jornalistas. 

Dessa forma, em abril de 1973, com o aperto da censura, Opinião mudaria de caráter, 

tornando-se quase que exclusivamente um jornal de resistência. Com o corte dos textos 

de intelectuais, principal interesse do projeto segundo Gasparian, e das caricaturas de 

Loredano e Trimano, as vendas cairiam à metade. 

A apreensão do número 24 do jornal serviu como prova material da ação dos 

censores, culminando na prisão de Gasparian, Raimundo Pereira e Tárik de Souza, 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Recife - PE – 14 a 16/06/2012 

 

9 
 

editor de cultura. Preocupados com a repercussão da prisão dos jornalistas, os 

representantes do regime ditatorial em Brasília ordenaram a liberação dos três, 

proibindo notas sobre o acontecimento. 

Apelando para o Supremo Tribunal Federal, Fernando Gasparian, apoiado pelo 

procurador Adauto Lúcio Cardoso
7
, conseguiu provar a inconstitucionalidade da 

censura imposta no jornal Opinião. No entanto, em 20 de junho de 1973, o presidente 

Médici baixou um decreto específico que legalizava a censura prévia no jornal, com 

base no AI-5. 

 
Após esse decreto, e com a aproximação da passagem do poder para 

os geiselistas – que propunham um relaxamento da censura – Opinião 

sofre um processo de estrangulamento com o claro objetivo de 

arruinar o jornal, forçar Gasparian a fechá-lo, para que fosse possível 

suspender a censura prévia no O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde 

sem, com isso, beneficiar a imprensa alternativa. Acabar com Opinião 

antes de acabar com a censura. (KUCINSKI, 1991, p.270-271) 

 

Crise, fim e caminhos alternativos 

 

Diante dos problemas que enfrentava Opinião, nem mesmo as relações entre os 

membros constituintes do jornal eram amistosas. O tratamento formal completava uma 

segregação social e cultural instransponível. O núcleo central do grupo era oriundo da 

baixa classe média e havia se formado no clima das agitações estudantis dos anos 60, 

rejeitando os valores da classe média e desprezando as elites, imediatamente figuradas 

no perfil de Fernando Gasparian. 

 

Nada unia a equipe do Opinião e seu dono, exceto a visão da 

importância histórica do jornal, insuficiente, no entanto, para dirimir 

totalmente as suspeitas iniciais recíprocas, que tentavam superar 

mantendo um rígido formalismo. (KUCINSKI, 1991, p. 263) 

 

 

O arrocho salarial provocado pelas falhas administrativas de Gasparian 

contribuiria para o afastamento de inúmeros jornalistas, indignados com a precariedade 

das condições de trabalho. O retorno de alguns como Arlindo Munglioni, da sucursal de 

São Paulo, só aconteceria após uma cobrança moral da redação. 

                                                           
7 Um dos liberais afastados do poder pela ascensão dos integralistas, ex-ministro do Supremo, de onde renunciara em 

protesto contra um julgamento favorável sobre censura. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Recife - PE – 14 a 16/06/2012 

 

10 
 

Diante das condições em que se encontrava a redação, tendo que trabalhar o 

dobro para vencer a censura e recebendo salários inaceitáveis para alguns jornalistas, a 

autonomia tomou conta das produções, o que provocaria mais divergências entre 

Gasparian e o grupo resistente. 

A indicação do general Ernesto Geisel, presidente da Petrobrás na época, 

também traria desavenças. Gasparian, convencido de que Geisel apostaria numa política 

nacionalista e acabaria com a censura, chegou a sugerir a publicação de dois anúncios 

da Petrobrás gratuitamente. No entanto, a equipe do jornal vetou sua indicação, 

produzindo dois estudos reveladores da personalidade cruel e da incompetência 

administrativa do general. 

Desiludido com Opinião, Gasparian compraria, de um grupo de padres católicos, 

a Editora Paz e Terra, que havia falido e lançaria Argumento, uma revista mensal de 

cultura que atrairia jornalistas afastados de Opinião, em virtude da censura e do 

sectarismo do jornal. Nomes importantes como Érico Veríssimo, Florestan Fernandes e 

Elifas Andreatto contribuíram para a constituição do projeto. Raimundo ficou de fora 

por decisão de Gasparian, apesar do seu desejo de fazer parte da equipe. (KUCINSKI, 

1991) 

Argumento teve vida curta, apesar de obter grande prestígio nos meios 

intelectuais graças à combinação entre um bom projeto gráfico e a qualidade dos 

ensaios. A edição de número 3 seria apreendida pela polícia, o que desestimularia 

Gasparian quanto à falta de autonomia para decidir sobre a publicação. 

Em fins de 1973, diante de uma nova crise no jornal Opinião, Gasparian propôs 

a modificação da equipe, indicando a contratação dos amigos Franklin de Oliveira como 

editor, Fausto Cupertino como redator e Sebastião Nery como redator de uma seção de 

notas políticas. Inicialmente, o grupo opôs-se às contratações. Finalmente, após penosas 

discussões, a redação recebeu os novos colegas. 

O choque que levaria à ruptura entre a equipe de Raimundo Pereira e Gasparian 

deu-se nas eleições parlamentares de 1974. O partido MDB elegeu 16 das 22 cadeiras 

do Senado e dobrou sua participação na Câmara. Tal resultado confirmaria a 

importância de Opinião, tendo em vista a semelhança dos seus argumentos com os 

utilizados na campanha do MDB. No entanto, a redação tinha uma posição controvérsia. 

Ao mesmo tempo em que elogiava o grupo autêntico do MDB, criticava os moderados. 

Diante dessa situação, o projeto do jornal passaria por um processo de alienação, visto 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Recife - PE – 14 a 16/06/2012 

 

11 
 

que ele acabava transmitindo uma visão irreal do processo político em curso, além de 

assumir uma orientação partidária, característica incompatível com as propostas da 

imprensa alternativa. 

O estopim se deu com as críticas feitas ao deputado mineiro Marcos Tito, eleito 

com o apoio dos autênticos. Gasparian irritou-se com a reportagem que chamou seu 

amigo parlamentar de adesista e, a partir desse incidente, os dois grupos passaram a 

discutir o rompimento. “A ruptura de Opinião pode ser descrita como a provocada por 

uma tensão entre um socialismo utópico, alimentado pelos jornalistas, e um capitalismo 

real, que era o que o relativamente empobrecido e perseguido pela ditadura Gasparian 

podia praticar”.  (MARTINS; LUCA, 2008, p. 242) 

Raimundo Pereira já se dedicava ao projeto de um jornal de jornalistas, sem 

proprietários, e orientava as discussões em torno do apoio da redação e dos leitores ao 

novo jornal. O acordo final previa o apoio de Gasparian ao novo projeto em troca da 

cordialidade da equipe de redação, que não o atacaria nem iria à Justiça do Trabalho. 

Assim, na edição de número 122, em 7 de março de 1975, foi divulgado o nome 

do novo editor, Argemiro Ferreira, atribuindo a saída de Raimundo e de sua equipe a 

divergências, e desejando sucesso ao novo jornal.  

Opinião ainda viveu por mais dois anos e dois meses. Mas Gasparian vivia uma 

grande agonia diante de uma redação rebelde e uma censura implacável. Tentou, 

novamente e sem sucesso, em junho de 1975, lançar um novo veículo, o Cadernos de 

Opinião. Enquanto isso, Raimundo Pereira alavancava o projeto do Movimento, apoiado 

por estudantes e ativistas políticos, para os quais Gasparian passou a ser o vilão e o PC 

um partido atrasado. (KUCINSKI, 1991) 

A edição 230 do jornal Opinião desobedeceria aos cortes feitos pelos censores e 

seria impressa em uma gráfica não-habitual. Essa postura resultaria na proibição da 

circulação do jornal. Gasparian ainda tentou reestruturar o jornal, formar uma nova 

equipe, mas não conseguiu respaldo. Assim, em abril de 1977, findou o jornal que 

deveria ter durado 100 anos, contabilizando prejuízos da ordem de três milhões de 

cruzeiros. 

 

Considerações Finais 

 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Recife - PE – 14 a 16/06/2012 

 

12 
 

A história do jornalismo brasileiro está diretamente ligada ao surgimento da 

imprensa alternativa. A necessidade de desmistificação e denúncia da realidade, 

propondo soluções viáveis do ponto de vista político, social e cultural caracteriza o 

principal anseio dessa produção jornalística, que ganha destaque a partir dos anos 70.  

Durante esse período, muitos jornalistas tiveram um discurso libertário, mas 

poucos assumiram para si a responsabilidade da informação. Tal situação era reflexo da 

censura e da repressão imposta pela ditadura militar, que provocou torturas e mortes de 

inúmeras pessoas que buscavam contradizer os princípios básicos do governo. 

O jornal Opinião, sufocado pela censura desde sua primeira edição, foi o 

resultado de uma parceria conturbada entre um empresário e um jornalista de esquerda, 

que movidos pelo mesmo ideal de liberdade, insistiram numa produção por vezes 

controversa. Aos poucos, a descaracterização do jornal como um veículo não partidário 

limitou um projeto que desde o princípio primava pela condição alternativa. 

As diferenças perceptíveis entre o dono, Fernando Gasparian, e o editor, 

Raimundo Pereira, seguido do grupo de jornalistas revolucionários, foram decisivas 

para o definhamento do jornal, tendo em vista o papel que cada um desempenhava na 

sociedade. Além dos problemas enfrentados no contexto político externo a redação, a 

própria administração trouxe os motivos que conduziram o jornal ao seu fim. 

É inegável a importância atribuída aos jornais de oposição à ditadura. Por 

menores que fossem as denúncias feitas por eles, em virtude da censura prévia a que 

eram submetidos, a intenção de mudança acalentava o sonho daqueles que acreditavam 

na efetivação da liberdade. Assim, Opinião, apesar de todas as dificuldades, teve um 

papel fundamental na conquista dessa liberdade de expressão, estando ele entre os 

jornais de destaque pela resistência atuante até sua última publicação. 

Estudar a dinâmica que regia a produção jornalística brasileira, naquele período, 

é de fundamental importância para entender os conflitos vivenciados na atualidade por 

alguns países que estão sob o regime ditatorial. A partir da análise de casos como o do 

jornal Opinião, fortifica-se a ideia de uma imprensa compromissada com o bem-estar 

social e não limitada aos moldes comerciais e governamentais. 

 Assim, pode-se concluir que além da denúncia de uma realidade oculta, os 

jornais alternativos caracterizam-se, necessariamente, pela efetiva contribuição no 

conceito de sociedade livre, sendo, portanto, grandes incentivadores da transformação 

social. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Recife - PE – 14 a 16/06/2012 

 

13 
 

 

REFERÊNCIAS 

 

BARBALHO, Alexandre. Cultura e imprensa alternativa: a revista de cultura O Saco. 

Fortaleza: Ed. UECE, 2000.  

 

 

CHINEM, Rivaldo. Imprensa Alternativa: Jornalismo de oposição e inovação. São Paulo: Ed. 

Ática, 1995.  

 

 

FESTA, Regina; SILVA, Carlos Eduardo Lins da. (Orgs.). Comunicação Popular e 

Alternativa no Brasil. São Paulo: Ed. Paulinas, 1986. 

 

 

KUCINSKI, Bernardo. Jornalistas e Revolucionários: Nos tempos da imprensa alternativa. 

São Paulo: Ed. Página Aberta Ltda., 1991. 

 

 

MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tania Regina de. (Orgs.). História da imprensa no Brasil. São 

Paulo: Contexto, 2008. 


