VIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte
ResumoID:DT01.30-1


DT: Jornalismo

O CÓDIGO FANFICTION਍ഀ MITO, FICÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ÉPOCA DE SUA REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA

Karllini Porphírio Rodrigues dos Santos (Faculdade Interamericana de Porto Velho)

Resumo

਍ഀ

A originalidade é uma característica valorizada nas obras de ficção. No entanto, mesmo livros ou filmes considerados inovadores fazem referência a algum conceito criado antes pela natureza ou por outra pessoa. Este processo de reaproveitamento remete aos mitos. A partir do desenvolvimento dos meios de comunicação de massa, no entanto, diversos fenômenos de reprodução de obras tiveram início, muitos desses baseados nas mitologias gregas que servem, até hoje, para o embasamento das ficções e nos personagens, elementos de identificação do público com a obra. A proposta deste trabalho é analisar um desses fenômenos comunicativos conhecido como fanfiction, identificando seus modos de produção e consumo em face da indústria cultural.


Palavras-chave:  Fanfiction, Mito, Ficção, Comunicação, Indústria Cultural
਍ഀ