VIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte
ResumoID:IJ01.117-1


DT: Jornalismo

ESTUDO DE CASO DAS OFICINAS DE EDUCOMUNICAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDAS PELO MÍDIA JOVEM/SE

Lílian Fonsêca Fernandes (Universidade Tiradentes); Matheus Pereira Mattos Felizola (Universidade Tiradentes)

Resumo

Educomunicação Ambiental, um conceito novo, que vem se afirmando como campo de intervenção social, o qual inclui os meios comunicação no processo de mediação educacional, discutindo dessa forma as questões ambientais. Considerando o referencial teórico acerca da Educomunicação, o presente artigo teve como objetivo geral, analisar as oficinas realizadas pelo Projeto Mídia Jovem, que fazem a utilização da Educomunicação Ambiental, como forma de estimular e socializar o debate sobre as questões ambientais e suas problemáticas, de forma a despertar nos alunos uma visão crítica e responsável sobre o tema. O Mídia Jovem é uma ação do Governo do Estado de Sergipe, que chegou como instrumento de promoção da inclusão social, contribuindo sensivelmente para a mudança no cenário, social, cultural e educativo do Estado.


Palavras-chave:  Educomunicação ambiental, espaços educativos, mídias alternativas, meio ambiente
਍ഀ