VIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte
ResumoID:IJ05.166-1


DT: Comunicação Multimídia

A WEB CAMPANHA PRESIDENCIAL DE BARACK OBAMA: O PAPEL DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DOS LÍDERES MUNDIAIS NA CONTEMPORANEIDADE

Raynéia Silva Machado (UFPA)

Resumo

Resumo

਍ഀ

Eleições presidenciais estadunidenses de 2008. Os americanos elegem seu 44° presidente a ocupar a casa branca e uma euforia entusiasta percorre os quatro cantos do globo. A sensação compartilhada é que Barack Obama não era apenas o novo presidente eleito dos Estados Unidos e sim aquele que despontaria como o mais poderoso líder mundial a serviço da humanidade nos quatro cantos do planeta. Graças aos meios de comunicação, a figura de Obama chegou aos lares do mundo inteiro e foi capaz de provocar a coletivização desse sentimento. O presente artigo se atém a avaliar o protagonismo dos meios de comunicação na construção de líderes mundializados, entendendo a internet como sendo um média que aprimora essa construção.


Palavras-chave:  Barack Obama, Internet, Desterritorialização, Líderes Mundiais
਍ഀ