VIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte
ResumoID:DT06.218-1


DT: Interfaces Comunicacionais

QUESTIONAMENTOS SOBRE O USO DO JORNAL COMO FERRAMENTA TRANSDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO E O RISCO DA FORMAÇÃO DE ANOMALIAS NA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Thiago Almeida Barros (Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA))

Resumo

Este trabalho consiste na apresentação de questionamentos sobre o uso do jornal impresso como ferramenta transdiciplinar no processo de educação ambiental. Com base em pesquisa anterior, constatamos que um exemplo local, o projeto "O Liberal na Escola", do jornal O Liberal, de Belém (PA), corre o risco de produzir anomalias na formação da consciência ambiental de alunos por conta das limitações e reducionismo - características do Quarto Jornalismo - presentes no noticiário acerca de conceitos como meio ambiente, desenvolvimento sustentável, biodiversidade e conservação.


Palavras-chave:  Jornalismo, meio ambiente, educação, transdisciplinaridade
਍ഀ