Modalidade: Produção em jornalismo utilitário – Indicador, Roteiro, Serviço ou Cotação (avulso apresentado em qualquer suporte) ABC DIGITAL Fernanda Chocron Miranda (Universidade Federal do Pará); Diolene Borges Machado (Universidade Federal do Pará); Suzana Cunha Lopes (Universidade Federal do Pará); Graziella Câmara Mendonça (Universidade Federal do Pará); Suanny Lopes Costa (Universidade Federal do Pará)
ResumoDentre as principais funções do jornalismo, está a tarefa de dar visibilidade a informações úteis para a população. Nesse sentido, foi construído um vídeo de caráter experimental que disponibiliza ao público em geral informações sobre os possíveis usos da TV Digital, ainda em processo de implantação no Brasil. Levando em consideração seu potencial interativo, nos diferentes níveis propostos por Fernando Crocomo, as mudanças no formato de inserção de anúncios publicitários, as possibilidades de modelagem de conteúdo e o aspecto ético da possível utilização dos canais de interatividade da nova TV, este trabalho propõe uma forma diferenciada de informar, a partir de exemplos didáticos e simulações de uso por um apresentador-personagem que informa o público a partir do local mais conhecido pelo telespectador brasileiro: o sofá da sala de estar. Palavras-chave: TV Digital, Jornalismo Utilitário, Interatividade, Privacidade, Modelagem de conteúdo |