IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte
ResumoID:DT04.275-1


IJ: Comunicação Audiovisual

AVATAR, GAIA E FLORESTANIA: TRÊS DIMENSÕES

Francisco de Moura Pinheiro (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Resumo

Mais de uma década depois de começar a ser concebido pelo cineasta James Cameron, finalmente o filme Avatar veio a público, trazendo à luz, a partir do elemento da tridimensionalidade, uma nova forma de fazer cinema. A questão dos recursos técnicos, porém, foi apenas uma parte dos fatores que fizeram do filme um campeão de bilheteria. A mensagem contida no argumento, sobre os perigos da depredação da natureza, numa época de mobilização global pela preservação dos recursos naturais, ajudou a dar à obra de Cameron um irresistível apelo popular. O que este artigo se propõe a fazer é uma reflexão sobre esse lado ecológico do filme, a partir dos conceitos contidos na hipótese de Gaia, em mitos da Amazônia, no desenvolvimento sustentável e na noção de florestania - neologismo criado no Acre nos últimos anos do século XX -.


Palavras-chave:  avatar, cinema, comunicação, florestania, meio ambiente
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