XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte
ResumoID:JO19.140-1


CATEGORIA: Produção em jornalismo interpretativo – Dossiê, Análise, Cronologia, Perfil, Enquête (avulso apresentado em qualquer suporte)

OXENTE

Karla Priscylla Lacerda de Melo (Universidade Federal do Amazonas); Rayssa Nayara Martins de Almeida (Universidade Federal do Amazonas); Cynthia da Silva Pinheiro (Universidade Federal do Amazonas); Huylame Affonso Tavares Bruce (Universidade Federal do Amazonas); Allan Soljenitsin Barreto Rodrigues (Universidade Federal do Amazonas)

Resumo

Nos séculos do final do século XIX a primeira metade do século XX, cerca de 500 mil nordestinos migraram para a Amazônia fugindo da seca extrema ou em busca de vida melhor nos seringais da região. Após o período áureo da exploração da borracha, muitos decidiram ficar e se adaptaram ao modo de viver na floresta. No entanto, também deixaram as marcas da cultura do sertão na formação social e cultural de cidade como Manaus. A revista “Oxente” foi produzida com objetivo de abordar essa contribuição cultural e contribuir para a integração da grande comunidade nordestina presente na capital do Amazonas.

Palavras-chave:  jornalismo interpretativo, nordestinos, amazônia, revista