XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte
ResumoID:JO20.204-1


CATEGORIA: Produção em jornalismo opinativo – Editorial, Comentário, Artigo, Coluna, Resenha, Crônica, Caricatura (avulso apresentado em qualquer suporte)

MODA DE RUA

Caroline Soares de Araújo (Universidade Federal do Pará); Dilermando Gadelha de Vasconcelos Neto (Universidade Federal do Pará)

Resumo

A moda de rua é um fenômeno da contracultura que inaugurou uma outra possibilidade de moda, fora dos padrões da Alta Costura. Conhecida também como antimoda, street fashion, street style e street wear, a sua presença na mídia ainda é considerada marginal. Desse modo, a produção da matéria jornalística "Moda de Rua em Belém" buscou atingir dois grandes objetivos. O primeiro foi contextualizar a história do movimento de contracultura dos anos 60 do século passado, dando ênfase aos diversos aspectos da sua materialidade cotidiana na capital paraense. O segundo apresentou como possibilidade a experimentação na estrutura narrativa visual-textual de uma reportagem para TV, fazendo jus ao fenômeno moda de rua sob a égide do New Journalism, que também se desenvolveu em meados dos anos 60 para dar mais cor e vida ao fazer jornalístico nas redações.

Palavras-chave:  contracultura, moda, ruas, belém, novo jornalismo