XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte
ResumoID:JO22.270-1


CATEGORIA: Telejornal (avulso)

JORNAL QUEDIZÊ

Eulandia Ramos Pinheiro (Universidade Federal do Pará); Phillippe Sendas de Paula Fernandes (Universidade Federal do Pará)

Resumo

Nos últimos anos, muitos telejornais têm investido mais em entretenimento à informação de interesse público. Diante disso, os alunos do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará (UFPa) desenvolveram um telejornal intitulado Quédizê, durante o Laboratório de Telejornalismo, no primeiro semestre de 2011. Com o objetivo de despertar nos jovens brasileiros o interesse por produções telejornalísticas, utilizou-se uma linguagem simples e direta, mas que respeita a seriedade do fazer jornalístico. O seu diferencial em relação aos modelos das emissoras comerciais é apresentar reportagens longas que subvertem a lógica padronizada pelos telejornais, pois permitem uma maior investigação dos assuntos abordados. Outra característica foi possibilitar atos de fala de sujeitos que não têm voz nos noticiários do país. O Quédizê é composto de matérias, notas, quadros e entrevistas.

Palavras-chave:  Telejornal, Jornalismo, Juventude, Experimentação, Linguagem