XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte
ResumoID:JO18.274-1


CATEGORIA: Produção em jornalismo informativo – Noticiário, Reportagem, Entrevista (avulso apresentado em qualquer suporte)

TRUPE DO PRÓ-CURA: UMA INJEÇÃO DE ALEGRIA

Katherine Modesto Vasconcelos (Universidade Federal do Pará); Phillippe Sendas de Paula Fernandes (Universidade Federal do Pará)

Resumo

A proposta da peça radiofônica "Trupe da Pro-Cura: uma injeção de alegria!" foi divulgar o trabalho desenvolvido pelo grupo Trupe da Pro-Cura recorrendo aos recursos disponíveis no meio radiofônico. O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), em Belém do Pará, a cada domingo, é o palco do espetáculo de alguns doutores palhaços. Com seus narizes vermelhos, os integrantes do projeto de extensão Trupe da Pro-Cura, vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (UFPA), aplicam as discussões teóricas e as atividades dos ensaios semanais na execução da palhaçoterapia na ala pediátrica do hospital, divertindo crianças, acompanhantes e funcionários. Para a fundamentação teórica da peça radiofônica, utilizamos basicamente os estudos de Robert McLeish (2001) e André Barbosa Filho (2003).

Palavras-chave:  Produto jornalístico, Rádio, Palhaçoterapia