XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte
ResumoID:IJ08.9-1


DT: Estudos Interdisciplinares da Comunicação

O BOI DE RUA DE PARINTINS: UMA ABORDAGEM FOLKCOMUNICACIONAL

Yasmin Ribeiro Gatto Cardoso (Universidade Federal do Amazonas)

Resumo

A cidadede Parintins, no Amazonas é um dos municípios que ainda mantém alguns elementos de folguedos como expressão da cultura popular, (boi de rua e pastorinhas), embora se venha dando ênfase ao turismo de eventos, como é o caso do Festival dos Bois bumbás Garantido e Caprichoso, no entanto ainda se podem visualizar essas expressões em algumas ritualísticas como é o caso do Boi de Rua. Este artigo é resultado parcial da pesquisa cujo objetivo geral é analisar o Boi de Rua de Parintins como um fenômeno folkcomunicacional bem como os procedimentos folkcomunicacionais que os agentes sociais se utilizavam na expressão de cultura popular, a fim de identificar quais transformações incidiram sobre essa manifestação. Partindo deste pressuposto, pretende-se identificar de que forma o boi massificado intervém na manifestação do Boi de Rua, que é uma manifestação da cultura popular.

Palavras-chave: folkcomunicação, festas populares, cultura popular, agentes folk