XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte
ResumoID:DT06.60-1


DT: Interfaces Comunicacionais

MITOLOGIA NO ESPORTE. A TRANSFORMAÇÃO DO ATLETA EM MITO

Jefferson Ferreira Saar (Universidade Federal do Amapá)

Resumo

Este estudo mostra como alguns atletas de futebol são mitificados pelos meios de comunicação de massa. A cultura do esporte se apropria de um fundo cultural histórico mitológico transformando pessoas comuns em “Deuses”. Jogadores como David Beckham, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo “Fenômeno”, Neymar, Kaká dentre outros transcendem suas funções de atletas para se tornarem objetos de desejo culturais. Símbolos de respeito, educação, moral, beleza etc. Com base na boa imagem e popularidade desses atletas perante a sociedade, algumas empresas, veículos de comunicação e até políticos tentam associar suas marcas e ou imagem a desses esportistas na esperança de conseguir transferir os valores intangíveis dos atletas a suas marcas.

Palavras-chave:  mitologia, esporte, veículos de comunicação, sociedade