XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte
ResumoID:DT05.61-1


DT: Comunicação Multimídia

ORKUT, UM RELATO DA TRAJETÓRIA DA PRIMEIRA GRANDE REDE SOCIAL DO BRASIL

Cláudia Maria Arantes de Assis (Universidade Federal do Amapá); Jefferson Ferreira Saar (Universidade Federal do Amapá)

Resumo

Percebemos nos últimos anos que as mídias tradicionais estão perdendo um espaço precioso para as redes sociais. No Brasil, o Orkut era a rede social que dominava o mercado, pois tinha o maior número de usuários até meados de 2011, nos dias de hoje encontra-se com sérios problemas mercadológicos, sendo superado em número de acessos pelo, agora mais conhecido, Facebook. A ascensão do Orkut durante mais de 7 anos prevaleceu no Brasil como sendo uma ferramenta digital multiuso, como veremos nesse artigo. O Orkut fez história e abriu caminho para que diversas formas de publicidade digital pudessem se desenvolver. Nesse estudo mostraremos a evolução do Orkut como meio de divulgação até a crise dos dias atuais.

Palavras-chave:  Orkut, Rede Social, Marketing Digital, Novas Tecnologias