XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte
ResumoID:DT05.85-1


DT: Comunicação Multimídia

TWITTER: FONTE DE INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO

Lara Francielly Santos Tavares (Universidade Federal do Tocantins); Maiara Sobral Silva (Universidade Federal do Tocantins); Weberson Ferreira Dias (Universidade Federal do Tocantins)

Resumo

Este estudo parte do pressuposto que a rede social Twitter seja uma ferramenta de comunicação generalizada, onde pode difundir ideias e informações jornalísticas cotidianas, supérfluas, corporativas e educacionais. A era tecnológica trouxe aos internautas variados instrumentos de comunicação, tais como o Messenger (MSN) e o Facebook. O trabalho pretende analisar e verificar o conteúdo do site e como o mesmo pode ser caracterizado como fonte de informação e/ou de entretenimento. O Twitter foi escolhido como objeto de estudo devido ao fato do vertiginoso crescimento mundial desde sua criação, bem como a expressiva participação de brasileiros conectados, via internet, a essa "comunidade", localizada no ciberespaço.

Palavras-chave:  twitter, ciberespaço, informação