XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte
ResumoID:DT06.121-1


DT: Interfaces Comunicacionais

RADIODRAMA E REPORTAGEM COMO PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA MARECHAL RONDON EM VILHENA, RONDÔNIA

Evelyn Iris Leite Morales Conde (Unir)

Resumo

Este trabalho é resultado de uma prática extensionista da Universidade Federal de Rondônia realizada na Escola Marechal Rondon, em Vilhena. O suporte metodológico envolveu pesquisa participante, educomunicação radiofônica, com oficinas temáticas relacionadas à Educação Ambiental e ao rádio e seus gêneros cultural, educativo e jornalístico. Os objetivos da pesquisa remetem à reflexão e prática da interface educação e comunicação ambiental através de produções sonoras artísticas fictícias e jornalísticas reais, com conteúdo educativo ambiental. Foram escolhidos os formatos radiodrama e reportagem com produção integral dos participantes do projeto e utilização dos softwares gratuitos: Writer, Audacity e Amarok. A prática proporcionou autonomia dos estudantes em realizar produções sonoras sobre temas cotidianos e sua divulgação no rádio-pátio da escola.

Palavras-chave:  educação ambiental, escola, marechal rondon, rádio, radiodrama