XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte
ResumoID:IJ04.144-1


DT: Comunicação Audiovisual

O DRAMA DA CONDIÇÃO (DES)HUMANA: UMA TRAJETÓRIA DE PESQUISA NO FILME CARANDIRU.

Francisco Marcel Vieira Gomes (Universidade Estadual do Ceará)

Resumo

Este trabalho busca compreender as relações sociais e políticas representadas no filme Carandiru, exibido no ano de 2003, sobre a questão da humanização e desumanização das suas personagens. A metodologia adotada se baseia numa perspectiva qualitativa, em busca de uma análise do discurso e dos dramas sociais produzidos na narrativa do filme, dialogando com as concepções de Hannah Arendt e Victor Turner sobre o Ser Humano e sua essência no campo do discurso. A perspectiva única do escritor da obra, o Dr. Dráuzio Varela, se revela rica em detalhes que podem revelar as condições sociais em vigor no momento do fato histórico real ocorrido. Tal perspectiva só foi possível pelo trabalho de descrição densa realizado pelo autor, assim como a sua sensibilidade em ter registrado as versões contidas nas falas dos presidiários da penitenciária do Carandiru.

Palavras-chave:  drama social, carandirú, cinema brasileiro