DT: Comunicação Multimídia DO JORNAL IMPRESSO AO WEBJORNALISMO: TÉCNICAS DE PRODUÇÃO E EDIÇÃO NA ERA DA
INTERATIVIDADE E CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS
Carlos Henrique de Castro Gonçalves (Centro Universitário Luterano de Palmas)
ResumoAs novas tecnologias comunicacionais estão redirecionando o setor de informação. Por isso, no caso dos jornais impressos, qualquer mudança gráfica e editorial implica em transformá-los em algo muito mais desejável visualmente. O que necessariamente não acarreta em aprofundamento de conteúdos, mas sim em proposta mercadológica dirigida a um público seletivo, participativo e nem sempre fiel de leitores e anunciantes. Mas a WEB começa a limitar o campo de abrangência não apenas de jornais impressos, como também o de rádio e televisão; projetando um futuro incerto para todos. Assim, este artigo tem por objetivo esclarecer como se processa a adaptação dos jornais impressos a uma época em que as mídias convergem para um único meio, o ciberespaço. E como esse novo jeito de ser fazer jornalismo influencia as técnicas de produção e edição do jornalismo e do design. Palavras-chave: jornal impresso, webjornalismo, design, interatividade |