XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte
ResumoID:DT02.271-1


DT: Publicidade e Propaganda

ANÚNCIO AZEITE GALLO: RACISMO OU APENAS COMPARAÇÃO?

Maria Angela de Lima Dummel (Faculdade Interamericana de Porto Velho )

Resumo

O artigo analisa as estratégias discursivas de um anúncio publicitário criado para divulgar a nova embalagem do azeite Gallo. Desenvolvido pela agência AlmapBBDO, a peça foi veiculada em outubro de 2011 e no mês seguinte foi denunciada por um consumidor ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) por estar, na opinião do mesmo, promovendo o racismo. No anúncio constata-se a tentativa de utilizar a analogia para associar a nova embalagem do azeite (em vidro escuro) com a vestimenta dos profissionais de segurança (geralmente terno preto), porém, o mesmo dá margem à outra possível associação de cunho racista.

Palavras-chave:  análise do discurso, analogia, azeite gallo, metáfora, publicidade