DT: Relações Públicas e Comunicação Organizacional UMA ANÁLISE DE DISCURSO DE ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS DA FÁBRICA ESPERANÇA Edenice Pereira da Silva (Universidade Federal do Pará)
Resumo
O objetivo principal deste artigo é analisar o discurso da Fábrica Esperança em textos veiculado nos dois principais e estratégicos meios de comunicação dessa instituição: o site institucional e a revista Além Muros - publicação mensal sob a responsabilidade da Assessoria de Comunicação Social da Superintendência Penitenciária do Pará (Susipe). A Fábrica Esperança é um projeto da Associação Pólo Produtivo do Pará, entidade privada sem fins lucrativos, que visa promover a reinserção social dos egressos do Sistema Penitenciário do Pará. O recorte analítico foi a partir de dois textos que apresentam a marca Angatu (loja da Fábrica Esperança que comercializa produtos feitos por ex-detentos), divulgados nos meios de comunicação citados acima. Busca-se com essa análise apontar possíveis formações discursivas relacionadas à atuação da instituição nos campos político, econômico e social.
Palavras-chave: Comunicação, Análise de Discurso, Poder, Fábrica Esperança |