XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte
ResumoID:DT03.327-1


DT: Relações Públicas e Comunicação Organizacional

UMA ANÁLISE DE DISCURSO DE ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS DA FÁBRICA ESPERANÇA

Edenice Pereira da Silva (Universidade Federal do Pará)

Resumo

O objetivo principal deste artigo é analisar o discurso da Fábrica Esperança em textos veiculado nos dois principais e estratégicos meios de comunicação dessa instituição: o site institucional e a revista Além Muros - publicação mensal sob a responsabilidade da Assessoria de Comunicação Social da Superintendência Penitenciária do Pará (Susipe). A Fábrica Esperança é um projeto da Associação Pólo Produtivo do Pará, entidade privada sem fins lucrativos, que visa promover a reinserção social dos egressos do Sistema Penitenciário do Pará. O recorte analítico foi a partir de dois textos que apresentam a marca Angatu (loja da Fábrica Esperança que comercializa produtos feitos por ex-detentos), divulgados nos meios de comunicação citados acima. Busca-se com essa análise apontar possíveis formações discursivas relacionadas à atuação da instituição nos campos político, econômico e social.

Palavras-chave:  Comunicação, Análise de Discurso, Poder, Fábrica Esperança