XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:INV04.42-1


GT: CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO

NOTAS SOBRE MARCADORES IDENTITÁRIO NO ORKUT

João Osvaldo Schiavon Matta (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Resumo

Este artigo busca, através de uma pesquisa netnográfica no Orkut, propor um olhar sobre alguns recursos disponíveis para os usuários deste site. Com a web 2.0 é possível que os próprios internautas, a partir de alguns parâmetros, produzam o que irão consumir e demarquem assim sua identidade on-line.

਍ഀ

No Orkut, é possível se construir uma dinâmica presença online preenchendo, em qualquer tempo, grids com informações pessoais que geram identidades cibernéticas. Estes grids preenchidos com diferentes informações podem diferenciar indivíduos e são chamados por nós de marcadores identitários. Estes servem para marcar identidades no ciberespaço do Orkut. A partir destes marcadores, usuários podem construir e expressar suas subjetividades centradas nas dinâmicas deste site de relacionamento.


Palavras-chave:  cibercultura, Orkut, identidade, marcadores identitários, comunidade
਍ഀ