GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO A MENSAGEM E A CULTURA DE MASSA: JINGLE, A VOZ QUE VENDE Marcos Júlio Sergl (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação/Universidade de Santo Amaro)
ResumoA presente pesquisa analisa as peças radiofônicas publicitárias pelo viés da paisagem sonora contida nos jingles. Partindo da linguagem conativa, o jingle se apropria de outras funções para conquistar o público. Para atrair a escuta dos ouvintes e fixar a marca dos produtos, as peças radiofônicas publicitárias buscaram constituintes diferenciadores, os efeitos sonoros e as trilhas. Ao referenciar sonoramente os produtos e os serviços oferecidos e os diferenciais dos candidatos políticos, os efeitos sonoros e as trilhas confeccionam novos contextos. É nossa proposta apontar os elementos que contribuíram para definir esse traçado e determinar a peça radiofônica publicitária e as canções políticas como pilares fundamentais da radiofonia enquanto mídia. Palavras-chave: rádio, mídia sonora, jingle, paisagem sonora |