XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:INV01.167-1


GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO

DASPU, A PALAVRA NEGADA NA REVISTA VEJA

Maria Tereza Kersul (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Resumo

Os meios de comunicação de massa propiciaram uma ampla divulgação da grife Daspu no período 2005/2007, quando a marca de roupas foi criada e comercializada sob a coordenação da ONG DaVida, de prostitutas cariocas. Noticiada como projeto de sustentabilidade, a grife conseguiu visibilidade a partir da polêmica com a loja de luxo Daslu. O objetivo deste trabalho é analisar, a partir dos conceitos de moral e moralismo, como a mídia impressa construiu discursivamente a grife Daspu, em particular o artigo do jornalista Roberto Pompeu de Toledo, com o título “Sem vergonha de dizer quem é”, publicado em sua coluna semanal na revista Veja. Tentaremos contextualizar a estratégia discursiva do articulista na construção de sentidos sobre a Daspu, através do uso da ironia e da palavra negada.


Palavras-chave:  jornalismo, moral, moralismo, ironia, palavra negada
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