XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:INV05.170-1


GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS

AS CRIANÇAS E A MÍDIA DIGITAL: UMA PRÁTICA EDUCOMUNICATIVA PARA A PARTICIPAÇÃO

Mayra Fernanda Ferreira (Universidade Estadual Paulista)

Resumo

Tendo em vista a difusão das mídias digitais no cotidiano infantil, o presente trabalho pretende verificar a relação que as crianças estabelecem entre si e com as novas tecnologias, a fim de promover a participação delas como usuárias cidadãs e críticas dessas novas mídias. Diante disso, a educomunicação, como proposta dialógica, torna-se um dos caminhos promissores, por meio do qual a criança pode conquistar seu espaço participativo. Como exemplos de práticas educomunicativas, apresentamos o método de Mário Káplun e de Célestin Freinet, os quais fornecem subsídios para se discutir a participação das crianças no cenário tecnológico, principalmente, quando nos referimos aos produtos midiáticos destinados a este segmento de público.


Palavras-chave:  Infância, Mídia, Novas Tecnologias, Educomunicação, Participação infantil
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