GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A POSIÇÃO SOCIAL DO PENSAMENTO ARTÍSTICO E ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DA LINGUAGEM VISUAL EM SEU RUDIMENTO, COMO DIFERENCIAL NUM CURSO DE PROPAGANDA E MARKETING Wilson Roberto da Silva (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
ResumoLaços entre a linguagem visual e o pensamento artístico, a partir do desenvolvimento da posição social do artista com base em três períodos chave - Grécia Clássica, Renascimento e Modernismo - caracterizados por sociedades produtoras de objetos visuais em condições de intensa transformação dos meios de concepção ou processamento da imagem. ഀ
Reflexão sobre a presença da linguagem visual nos meios de comunicação de massa e do elo de ligação entre o pensamento artístico e publicidade. ഀ
O objetivo final é demonstrar como disciplinas que exercitam sintaxe visual com meios rudimentares como o desenho, podem se constituir num diferencial importante na formação do futuro profissional de propaganda e marketing.
Palavras-chave: Pensamento artístico, rudimento, linguagem visual, tecnologia digital, imagem |