XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:INV06.253-1


GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A POSIÇÃO SOCIAL DO PENSAMENTO ARTÍSTICO E ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DA LINGUAGEM VISUAL EM SEU RUDIMENTO, COMO DIFERENCIAL NUM CURSO DE PROPAGANDA E MARKETING

Wilson Roberto da Silva (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

Resumo

Laços entre a linguagem visual e o pensamento artístico, a partir do desenvolvimento da posição social do artista com base em três períodos chave - Grécia Clássica, Renascimento e Modernismo - caracterizados por sociedades produtoras de objetos visuais em condições de intensa transformação dos meios de concepção ou processamento da imagem.

਍ഀ

Reflexão sobre a presença da linguagem visual nos meios de comunicação de massa e do elo de ligação entre o pensamento artístico e publicidade.  

਍ഀ

 O objetivo final é demonstrar como disciplinas que exercitam sintaxe visual com meios rudimentares como o desenho, podem se constituir num diferencial importante na formação do futuro profissional de propaganda e marketing.


Palavras-chave:  Pensamento artístico, rudimento, linguagem visual, tecnologia digital, imagem
਍ഀ