XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:INV02.543-1


GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA

ERNESTO GEISEL: A IMAGEM PÚBLICA DO PRESIDENTE QUE NÃO GOSTAVA DA MÍDIA.

Moisés Stefano Barel (Faculdades Anhanguera e Centro Universitário Anhanguera)

Resumo

No início da década de 1970 o Brasil viveu um período de grande crescimento econômico e de ampla divulgação das ações governamentais através dos meios de comunicação para tentar legitimar o Regime Militar. Em março de 1974, assume a presidência da República o general Ernesto Geisel. O objetivo deste artigo é apresentar a campanha de propaganda ideológica realizada pelas revistas Manchete e Veja e pelos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, na construção da imagem pública do “candidato” e do futuro Presidente aos seus leitores. O trabalho foi realizado através de pesquisa histórica, análises documentais e estudo das edições selecionadas de cada um dos periódicos citados acima.


Palavras-chave:  Propaganda ideológica, Imagem pública, Comunicação
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