XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
ResumoID:PP05.522-1


CATEGORIA: Jingle (avulso)

BANCO ITAÚ

Ana Flávia Ribeiro (Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC/LAFAIETE)

Resumo

O jingle é um tipo específico de peça publicitária sonora criada para ser transmitida através da mídia rádio. Para muitos ouvintes são "musiquinhas" cantadas no rádio. Para os profissionais de publicidade, anunciam produtos e serviços dos mais variados setores econômicos, com grande poder de fixação e memorização por parte do target do anunciante. Por sua forma, ritmo, tom e melodia garante a memoriação dos anúncios de rádio com maior eficácia do que outros formatos audíveis, tornando-se muitas vezes inesquecíveis, sendo cantados de geração em geração.

਍ഀ

O jingle Itaú agrega mais um aspecto técnico em seu formato e roteiro que define seu diferencial: é uma paródia da música "Tô tranquilão", autoria do MC Sapão, estilo funk, muito veiculado em emissoras comerciais de radiodifusão da região do Alto Paraopeba, nas programações das FMs, com maior audiência regional.


Palavras-chave:  itaú, jingle, rádio
਍ഀ